DISCIPLINAS

Economia e Gestão I (1 º Ano)


Economia e Gestão II (1 º Ano)


Pretende-se com esta disciplina que os alunos compreendam conceitos fundamentais inerentes ao Cálculo Financeiro, em particular, e pelas relações com outras disciplinas dos respectivos cursos, conceitos relacionados com os processos de capitalização e de desconto, as rendas, os vários tipos de empréstimos e respectivos métodos de amortização. Cada capítulo iniciar-se-á com o estabelecimento claro de definições e princípios adequados, conjuntamente com outros elementos descritivos (v.g.: notações). Por outro lado, dar-se-á ênfase à formulação dos problemas e análise dos resultados (i.é., ao raciocínio) pelo que, e dado até o carácter eminentemente prático das matérias a versar, serão apresentados (propostos) vários exercícios/casos nesse sentido. Finalmente, será fornecida aos alunos uma lista de problemas cuidadosamente compilada no sentido de contemplar uma enorme variedade de situações, quer de natureza empírica quer teórica.

Introdução à Ciência da Administração e Gestão I (1 º Ano)


Na disciplina de Introdução à Ciência da Administração e Gestão I os alunos irão estudar os conceitos básicos da gestão e das funções e tarefas dos gestores. Irão analisar a evolução das principais teorias da Gestão desde o início do século passado até à actualidade. E finalmente, irão ter um primeiro contacto com os factores e envolventes que condicionam as práticas de gestão bem como as principais questões éticas que se colocam ao gestor no exercício da sua actividade.(Setembro 2004)

Introdução à Ciência da Administração e Gestão II (1 º Ano)


Na disciplina de Introdução à Ciência da Administração e Gestão I os alunos irão estudar os conceitos básicos da gestão e das funções e tarefas dos gestores. Irão analisar a evolução das principais teorias da Gestão desde o início do século passado até à actualidade. E finalmente, irão ter um primeiro contacto com os factores e envolventes que condicionam as práticas de gestão bem como as principais questões éticas que se colocam ao gestor no exercício da sua actividade.(Setembro 2004)

Introdução à Informática I (1 º Ano)

Luís Alfredo Martins Amaral


Introdução à Informática II (1 º Ano)

Luís Alfredo Martins Amaral


Programação Estruturada I (1 º Ano)

Ricardo Jorge S. Magalhães Machado


Identificar (saber que existe) os problemas típicos da programação imperativa de sistemas informáticos e enunciar os princípios fundamentais da engenharia de software. Discutir (saber como fazer) alternativas de resolução dos problemas inerentes à execução das tarefas de programação imperativa de sistemas informáticos, quer ao nível algorítmico, quer do ponto de vista das estruturas de informação a utilizar. Executar (saber fazer) as tarefas de especificação (não formal) de tipos abstractos de dados recorrendo à linguagem OCL e de codificação algorítmica recorrendo à linguagem C, em projectos de baixa complexidade de sistemas informáticos. Esta disciplina promove um plano de formação inicial, conducente ao atingir dos três objectivos enunciados, numa óptica generalista, posteriormente complementado com a disciplina de Programação Estruturada 2.

Programação Estruturada II (1 º Ano)

Ricardo Jorge S. Magalhães Machado


Identificar (saber que existe) os problemas típicos da programação imperativa de sistemas informáticos e enunciar os princípios fundamentais da engenharia de software. Discutir (saber como fazer) alternativas de resolução dos problemas inerentes à execução das tarefas de programação imperativa de sistemas informáticos, quer ao nível algorítmico, quer do ponto de vista das estruturas de informação a utilizar. Executar (saber fazer) as tarefas de especificação (não formal) de tipos abstractos de dados recorrendo à linguagem OCL e de codificação algorítmica recorrendo à linguagem C, em projectos de baixa complexidade de sistemas informáticos. Esta disciplina promove um plano de formação inicial, conducente ao atingir dos três objectivos enunciados, numa óptica generalista, posteriormente complementado com a disciplina de Programação Estruturada 2.

Tópicos de Análise e Estatística I (1 º Ano)


A cadeira de T.A.E.I. tem como objectivos principais o continuar e aprofundar alguns dos conteúdos iniciados no Ensino Secundário para que possam ser devidamente aplicados em cadeiras de Economia, Gestão e outras dos anos mais avançados do curso de L.I.G.. Alguns dos temas a abordar são: - Estudo de Funções Trignométricas Inversas. - Primitivação ( operação inversa da Derivação). - Integral Definido e suas aplicações. - Séries Numéricas. A presença nas aulas (Teóricas e Práticas) e no horário de atendimento do docente, bem como a resolução de questões colocadas nas aulas, são um grande passo para o sucesso na aprendizagem desta cadeira.(Setembro 2004)

Tópicos de Análise e Estatística II (1 º Ano)


A cadeira de T.A.E.I. tem como objectivos principais o continuar e aprofundar alguns dos conteúdos iniciados no Ensino Secundário para que possam ser devidamente aplicados em cadeiras de Economia, Gestão e outras dos anos mais avançados do curso de L.I.G.. Alguns dos temas a abordar são: - Estudo de Funções Trignométricas Inversas. - Primitivação ( operação inversa da Derivação). - Integral Definido e suas aplicações. - Séries Numéricas. A presença nas aulas (Teóricas e Práticas) e no horário de atendimento do docente, bem como a resolução de questões colocadas nas aulas, são um grande passo para o sucesso na aprendizagem desta cadeira. (Setembro 2004)

Contabilidade I (2 º Ano)


Contabilidade II (2 º Ano)


Linguagens de Programação I (2 º Ano)

Miguel Calejo


Linguagens de Programação II (2 º Ano)

Miguel Calejo


Matemática Discreta I (2 º Ano)


Matemática Discreta II (2 º Ano)


Sistemas de Computação I (2 º Ano)

Maria João M. R. da Cunha Nicolau


A evolução dos computadores (ou Sistemas da Computação), obedece a um princípio básico da Engenharia, que é a reutilização. Só dessa forma é possível criar soluções cada vez mais complexas, partindo dos desenvolvimentos que os antecessores asseguraram - por exemplo, ninguém conseguiria construir hoje um servidor web se alguém não tivesse garantido a construção de um sistema Operativo, de um compilador, bem como de outras ferramentas de desenvolvimento. Estabelecem-se assim Níveis de Abstracção, cada um deles definindo um "computador" capaz de executar determinadas operações sobre determinados tipos de dados. Para programar a cada nível é necessário conhecer as operações e os tipos de dados disponíveis. Esta disciplina tem como principal objectivo dar uma visão prática dos níveis de abstracção mais baixos, nomeadamente, o nível de abstracção da linguagem Assembly, tendo como meta a compreensão dos conceitos básicos associados à arquitectura de computadores. Os princípios associados à hierarquia de memória, e os seu impacto na concepção de sistemas da computação, deverão ser compreendidos.

Sistemas de Computação II (2 º Ano)

Ricardo Jorge S. Magalhães Machado


Sistemas de Informação I (2 º Ano)

Alexandre Jorge G. Pinheiro Rodrigues


Sistemas de Informação II (2 º Ano)

Alexandre Jorge G. Pinheiro Rodrigues


Bases de Dados I (3 º Ano)

Maribel Yasmina Campos Alves Santos


Conhecer os fundamentos dos Sistemas de Bases de Dados, as suas características e as diversas tecnologias utilizadas na sua implementação. Nesse contexto, perceber o papel desempenhado pelos Sistemas de Gestão de Bases de Dados (SGBD) e as funcionalidades que este disponibiliza ao nível aplicacional. Compreender as características, domínios de aplicação e limitações principais dos diversos modelos de bases de dados, dando ênfase ao modelo relacional e aos seus mais recentes desenvolvimentos. Desenvolver as aptidões necessárias à concepção de modelos conceptuais de dados e correspondentes esquemas de bases de dados, assim como ganhar experiência no desenvolvimento de aplicações sobre sistemas de bases de dados. (Agosto 2004)

Bases de Dados II (3 º Ano)

Maribel Yasmina Campos Alves Santos


Conhecer a evolução dos Sistemas de Bases de Dados e as limitações do modelo relacional de bases de dados. Conhecer as extensões ao modelo relacional (as nested relations e a dimensão temporal), assim como os conceitos associados às Bases de Dados orientadas aos Objectos, Bases de Dados Espaciais, Bases de Dados Textuais e Bases de Dados Multimédia. Conhecer os fundamentos associados às Bases de Dados Distribuídas. Compreender as características dos Sistemas de Data Warehousing e desenvolver as aptidões necessárias à concepção de modelos multidimensionais de dados. Conhecer as ferramentas de exploração de Bases de Dados para tomada de decisão: processamento analítico de dados e data mining. (Agosto 2004)

Gestão Empresarial (3 º Ano)


Gestão Financeira (3 º Ano)


Métodos Numéricos I (3 º Ano)


Pretende-se com esta disciplina, dar a conhecer um conjunto de métodos numéricos mais genéricos (resolução de uma equação não linear, resolução de sistemas de equações algébricas) e motivar os alunos para o uso de softwares numéricos comerciais (CONUM, MATLAB). Estes conhecimentos são depois aplicados na resolução de problemas de optimização de sistemas sem restrições, com métodos e softwares numéricos específicos. O problema de optimização com restrições é abordado de seguida, quer numa perspectiva numérica, onde são resolvidos problemas reais descritos por uma função objectivo não linear, com restrições de igualdade, quer numa perspectiva matemática.

Métodos Numéricos II (3 º Ano)


Na disciplina de Métodos Numéricos II é efectuada uma introdução à resolução de problemas de decisão, dos mais variados âmbitos, através da utilização de modelos matemáticos. Dá-se particular ênfase à construção de modelos de Programação Linear e Inteira, à compreensão dos algoritmos existentes para a sua resolução e à utilização de software em aplicações reais. No âmbito mais vasto da Licenciatura em Informática de Gestão, pretende-se que os alunos sejam capazes de reconhecer o papel da Investigação Operacional na gestão moderna (a um nível mais estratégico ou mais operacional) através da utilização crítica de software existente, da implementação de algoritmos de optimização ou da sua incorporação em sistemas informáticos (nomeadamente em Sistemas de Apoio à Decisão).

Sist. Operativos, Comp. e Amb. de Exploração I (3 º Ano)

Rui João Peixoto José


O sistema operativo é, em qualquer sistema de computação de uso genérico, um componente fundamental, cujas características serão preponderantes na forma como esse sistema vai ser utilizado e no tipo de aplicações que poderá suportar. Por essa razão, é também fundamental para qualquer profissional que vá estar envolvido em processos de concepção, desenvolvimento ou selecção de sistemas informáticos conhecer as principais funções suportadas pelos sistemas operativos e saber avaliar as implicações que determinadas características desses sistemas operativos podem ter no funcionamento das aplicações. Genericamente, o objectivo das disciplina de Sistemas Operativos, Compiladores e Ambientes de Exploração I, vulgarmente designada SOCAE I, é precisamente o de fazer uma introdução aos conceitos fundamentais utilizados na concepção dos sistemas operativos modernos. Este objectivo mais genérico pode ser consubstanciado nos seguintes objectivos mais específicos: -Compreender as principais funções desempenhados pelos sistemas operativos; -Compreender os principais conceitos associados ao funcionamento interno dos sistemas operativos; -Compreender as principais opções de Engenharia que se colocam na concepção de sistemas operativos; -Ser capaz de utilizar de forma adequada os principais serviços disponibilizados pelos sistemas operativos para o desenvolvimento de aplicações; -Compreender os mecanismos de suporte à multi-tarefa e as suas implicações para o desenvolvimento de aplicações; -Compreender a origem e as consequências dos problemas de programação concorrente, e; -Ser capaz de identificar potenciais situações de risco em programação concorrente e de utilizar os mecanismos de controlo adequadas para as evitar.(Setembro 2004)

Sist. Operativos, Comp. e Amb. de Exploração II (3 º Ano)

Rui João Peixoto José


O sistema operativo é, em qualquer sistema de computação de uso genérico, um componente fundamental, cujas características serão preponderantes na forma como esse sistema vai ser utilizado e no tipo de aplicações que poderá suportar. Por essa razão, é também fundamental para qualquer profissional que vá estar envolvido em processos de concepção, desenvolvimento ou selecção de sistemas informáticos conhecer as principais funções suportadas pelos sistemas operativos e saber avaliar as implicações que determinadas características desses sistemas operativos podem ter no funcionamento das aplicações. Genericamente, o objectivo das disciplina de Sistemas Operativos, Compiladores e Ambientes de Exploração I, vulgarmente designada SOCAE I, é precisamente o de fazer uma introdução aos conceitos fundamentais utilizados na concepção dos sistemas operativos modernos. Este objectivo mais genérico pode ser consubstanciado nos seguintes objectivos mais específicos:· Compreender as principais funções desempenhados pelos sistemas operativos; · Compreender os principais conceitos associados ao funcionamento interno dos sistemas operativos; · Compreender as principais opções de Engenharia que se colocam na concepção de sistemas operativos; · Ser capaz de utilizar de forma adequada os principais serviços disponibilizados pelos sistemas operativos para o desenvolvimento de aplicações; · Compreender os mecanismos de suporte à multi-tarefa e as suas implicações para o desenvolvimento de aplicações;· Compreender a origem e as consequências dos problemas de programação concorrente, e;· Ser capaz de identificar potenciais situações de risco em programação concorrente e de utilizar os mecanismos de controlo adequadas para as evitar.(Setembro 2004)

Sistemas de Informação III (3 º Ano)

João Álvaro Soares Brandão Carvalho


Sistemas de Informação IV (3 º Ano)

João Álvaro Soares Brandão Carvalho


Auditoria e Fiscalidade (4 º Ano)


Esta disciplina tem como objectivo dar a conhecer aos alunos os sistemas e procedimentos de controlo interno nas organizações que permitem garantir a qualidade da informação, as bases essenciais sobre que incide o imposto sobre o rendimento das empresas e as regras essenciais no que respeita ao imposto sobre o valor acrescentado.Ao nível dos conteúdos são contempladas as questões associadas aos princípio e aos processos de auditoria, o Imposto Sobre o Rendimento das Empresas (IRC) e o Imposto sobre o valor acrescentado (IVA)

Gestão de Sistemas de Informação I (4 º Ano)

Rui Manuel Dinis de Sousa


Gestão de Sistemas de Informação II (4 º Ano)

Luís Alfredo Martins Amaral


Inteligência Artificial I (4 º Ano)

Manuel Filipe V. Torres dos Santos


Inteligência Artificial II (4 º Ano)

Manuel Filipe V. Torres dos Santos


Marketing (4 º Ano)


O marketing, enquanto filosofia e prática de gestão, que procura criar, manter, fazer crescer e, quando necessário, terminar relacionamentos com os seus públicos, é absolutamente crucial para o sucesso organizacional. Num ambiente cada vez mais complexo e competitivo, já não basta satisfazer os consumidores, é fundamental surpreendê-los, antecipar os seus desejos e necessidades, apresentar o melhor produto, ao melhor preço, com a melhor comunicação, no local mais próximo e com a maior rendibilidade possível. A correcta combinação de todos estes elementos, apenas é possível através de uma orientação efectiva para o marketing.Acreditamos que o esforço de marketing jamais poderá ser desempenhado apenas pelos gestores do departamento de marketing. Pelo contrário, é necessária uma actuação coordenada de todos os departamentos e de todos os colaboradores, no sentido de integrar as necessidades e exigências do mercado e de as transformar em ofertas com valor, tanto para os consumidores, como para a organização. É neste contexto que a disciplina de marketing se insere, direccionando-se tanto para futuros gestores de marketing, como também para futuros colaboradores que irão interagir e influenciar o esforço de marketing de uma organização.

Opção I-A: Tecnologia e Multimédia I (4 º Ano)

Adérito Fernandes Marcos


Esta cadeira visa fornecer ao aluno e futuro licenciado de Informática de Gestão uma compreensão geral da natureza e importância da tecnologia multimédia como componente indispensável na sociedade da informação, especialmente onde a expressividade da comunicação e visualização de dados são fundamentais, assim como proporcionar a aquisição de conhecimento dos conceitos, modelos e técnicas do processamento dos dados multimédia, de estruturação na forma de hipermédia e os fundamentos da interacção pessoa-máquina. Através da componente prática da cadeira, os alunos tem a oportunidade de desenvolver um sistema de informação multimédia, experimentando a diferentes fases do projecto, a interacção em equipa e o manuseamento e domínio das ferramentas e principais dispositivos de edição e tratamento de informação em diferentes formatos multimédia. Ao concluir esta cadeira o aluno está munido dos conhecimentos e competências para assumir a liderança de e integrar equipas de projecto de concepção e desenvolvimento de sistema de informação multimedia, considerando os suportes World Wide Web, CD-ROM/DVD e outros como os Quiosques Multimédia.

Opção I-B : Introdução ao ERP (4 º Ano)

Claus Kaldeich


Nesta disciplina são introduzidos os conceitos e definições dos Sistemas Integrados de Gestão ou ERP, com base no ARIS (ferramenta de Business Process Modelling ). Com a definição dos processos e suas funções, serão definidos também os respectivos dados. Com base nestes modelos de Sistemas Integrados de Informação, será então possível definir os modelos de dados (Entity-Relationship Models), de uma Base de Dados Relacional, que será o repositório de dados do ERP. Assim sendo, a disciplina Introdução aos Enterprise Resouce Planning (ERP), abrangerá aspecrtos de disciplinas anteriores das áreas dos Sistema de Informação e Gestão de Sistemas de Informação e das Base de Dados Relacionais. A segunda parte desta disciplina serão ministrados conteúdos mais voltados a utilização do SAP. Nas aulas Práticas ou Teórico-Práticas será ministrada a linguagem de programação ABAP/4; que é a linguagem de programação própria do SAP. Os alunos irão trabalhar directamente com o Front-End (Client) do SAP, com o ABAP/4-Workbench para programar rotinas genéricas no SAP. Serão utilizadas algumas ferramentas do SAP.

Opção II-A: Tecnologia e Multimédia II (4 º Ano)

Adérito Fernandes Marcos


Esta cadeira visa fornecer ao aluno e futuro licenciado de Informática de Gestão uma compreensão geral dos conceitos e técnicas avançadas da tecnologia multimedia, no que concerne a novos paradigmas da interacção pessoa-máquina, representação e visualização de dados complexos em configurações virtuais, distribuídas e cooperativas. Nesta cadeira os alunos terão a oportunidade de conhecer algumas das tecnologias mais recentes tais como: Trabalho Cooperativo, Teletrabalho, Realidade Aumentada e Virtual, assim como, na sua parte final, de tomar contacto e compreender a evolução especifica e as tendências do mercado multimédia e da construção da Sociedade de Informação em Portugal e a nível globalEsta cadeira visa portanto fornecer o aluno com o conhecimento fundamental acerca de várias das novas tecnologias da informação e comunicação e da interacção pessoa-máquina que hoje jogam um papel central na construção da Sociedade da Informação e do Conhecimento. Através da componente prática da cadeira, os alunos tem a oportunidade de desenvolver uma aplicação de realidade virtual e aumentada, experimentando a diferentes fases do projecto, a interacção em equipa e o contacto e domínio como novas ferramentas e paradigmas de interacção com a informação.Ao concluir esta cadeira o aluno está munido dos conhecimentos e competências para assumir a liderança de e integrar equipas de projecto de concepção e desenvolvimento de sistemas avançados de informação e multimedia, considerando aqui algumas das sub-tecnologias da trabalho cooperativo, teletrabalho, realidade aumentada e virtual.

Opção II-B - Sistemas Integrados de Gestão (4 º Ano)

Rui Manuel Dinis de Sousa


Sistemas Distribuídos I (4 º Ano)

Adriano Jorge Cardoso Moreira


A disciplina de Sistemas Distribuídos I aborda os conceitos fundamentais dos sistemas de comunicações e das redes de computadores enquanto componentes dos sistemas distribuídos. Entre outros aspectos, são estudados os princípios da transmissão digital, as arquitecturas das redes de computadores, as redes de área local e as redes de comutação de circuitos e de pacotes. Esta disciplina inclui uma componente teórica e uma outra prática, sendo esta última utilizada para a realização de projectos de software sobre redes de computadores. (Setembro 2004)

Sistemas Distribuídos II (4 º Ano)

Helena Cristina C. Duarte Rodrigues


Estágio (5 º Ano)


A LIG tem a duração de 5 anos lectivos e inclui, no último ano, um estágio curricular, no qual o aluno finalista entra em contacto com o mundo do trabalho. Esta iniciativa, para além do seu aspecto formador, contribui significativamente para a facilidade na obtenção de emprego. Com efeito, a política de relacionamento com as empresas assumida pela Direcção de Curso, promove uma aproximação relevante, da qual tem resultado um número de ofertas de estágio substancialmente superior ao número de estagiários. Entre as empresas que habitualmente absorvem os licenciados da LIG sobressaem grandes empresas de TI e consultoras.Para além dessas empresas mais directamente ligadas ao desenvolvimento de Tecnologias e Sistemas de Informação, várias outras empresas de diversos ramos de actividade solicitam, frequentemente, Licenciados da LIG para apoio à planificação e implementação dos sistemas informáticos associados às suas áreas produtivas e administrativas. A grande maioria dos estágios tem inicio por volta do mês de Março e tem normalmente uma duração entre 4 a 6 meses. (10/05/2002)

Gestão de Recursos Humanos (5 º Ano)


Opção III (5 º Ano)


Opção IV (5 º Ano)


Opção V (5 º Ano)